08 dezembro, 2013

Os 10 ternos

Algo que pouca gente percebe entre os blogs de decoração e casamento é a escassez de dicas e posts masculinos. Por essa razão, resolvemos trazer os 10 mais belos estilos de ternos para você que vai se casar, ser padrinho ou até mesmo convidado. Mas antes disso, uma breve explicação sobre o que o terno é.

Terno é o nome dado ao trio completo, de calça, colete e paletó. O que a maioria dos homens usa, na verdade se chama costume: o conjunto da calça e paletó. Para ocasiões mais formais (caso você seja a peça chave do evento), o terno mais indicado, por passar uma imagem mais clássica. As gravatas borboleta e tradicional também variam da ocasião, mas podem ser escolhidas simplesmente pelo gosto pessoal do homem.

Aproveite as imagens dos ternos, que no final do post tem mais dicas sobre se vestir formalmente!


Terno: Gucci. Foto: JustJared.
Em uma das ocasiões mais formais que podemos imaginar, o tapete vermelho do Oscar, Channing Tatum deu preferência ao terno preto e gravata borboleta. Percebam que o paletó é levemente mais claro que o tom do colete e da calça, que são iguais. Isso acontece para dar um destaque ao paletó, diferente da próxima imagem.

Costume: desconhecido. Foto: divulgação.
Chris Hemsworth preferiu a simplicidade. Costume todo preto, incluindo a camisa, com detalhes em cetim (como botões, gravata e gola do paletó). 

Costume: Carbone Master Tailors. Foto: Pinterest.
Está é a versão costume da primeira imagem: paletó preto, camisa branca, gravata borboleta.
O ar clássico e vintage pode ser notado pelo fato dos botões serem duplos, fazendo uma parte do paletó ficar sobre a outra. A gola também é bem larga e de tom mais claro, diferencial típico de costumes clássicos e antigos.

Terno: desconhecido. Foto: www.tessfollett.com
Uma ótima pedida para casamentos durante o dia, mas que também funciona para cerimônias de noite. Terno em tom mais claro de cinza, com detalhes em azul escuro e um só botão. Notem que a camisa é branca básica e a cor da gravata remete aos detalhes do terno: isso pode parecer não importante, mas faz a diferença para a harmonia do conjunto em si.

Terno: desconhecido. Foto: divulgação.
Um terno que nem todo mundo segura é aquele que contém o colete de cor totalmente diferente do resto do conjunto. No exemplo, o colete parece ter sido substituído por um cardigan ou suéter (aqueles que encontramos na Zara por R$50!), de tecido mais leve, quente e confortável. O restante do terno é risca de giz, essas listrinhas que podemos ver.

Costume: desconhecido. Foto: www.socialitelife.com
Para quem gosta da coisa simplificada, aqui está um modelo fino e simples. Paletó e calça azul escuros e completamente lisos. O mais diferente nessa combinação foi a gravata marrom de nobuck. Pelo resto do costume ser liso, a jogada do tecido diferenciado foi ótima!

Costume: MJ Bale. Foto: www.mjbale.com.
O cinza-azulado desse costume é o diferencial do exemplo. A cor é viva e chamativa, mas ao mesmo tempo simpática e tímida. O combinado da gravata borboleta com a camisa diferente também foi interessante, notem que a base da camisa é plissada!

Costume: desconhecido. Foto: Pinterest.
O modelo mais conhecido entre empresários, o cinza-marrom clássico (que pode facilmente ser trocado por preto ou azul escuro) com gravata tradicional estampada. Considerada a melhor opção para convidados.

Costume: desconhecido. Foto: divulgação.
Costume: desconhecido. Foto: divulgação.
E para casamentos em praias, sítios e locais ao ar livre durante o dia, apresentamos os conjuntos de cor clara. Geralmente mais usado por padrinhos e noivos, mas não foge da regra dos convidados. Muitos não usam nem mesmo a gravata, para dar o ar mais despojado e tranquilo à ocasião. Quem gosta de continuar formal, costuma apostar na gravata tradicional. A camisa de baixo também pode ter outras cores (claras!), como essa azul bebê da segunda imagem.

Dicas básicas para não errar na produção:

- a manga da camisa deve ficar 1 centímetro aparecendo por baixo do paletó;
- o último botão do paletó deve sempre estar desabotoado – facilita na hora de se assentar e ao locomover-se;
- a barra da calça deve ficar um dedo acima do salto do sapato;
- nunca prenda a gravata por dentro da calça;
- as meias combinam ou com a cor da calça ou com a cor do sapato. A meia deve dar uma ideia de continuidade na perna. Assim, se você tiver com uma calça azul marinho e sapato marrom, a meia é azul marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário